Casos “Aldo” e “Valdemiro”: Semelhanças e Diferenças

20 mar

No último domingo vimos, sem muito espanto, mais um caso de denúncia de corrupção por parte de um líder religioso. Dessa vez tratava-se do Sr. Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), uma igreja neo-evangélica nascida de uma cisão da também neo-evangélica Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Alguns logo vieram com a seguinte argumentação: “Quem denunciou foi a TV Record, de propriedade do Sr. Edir Macedo, líder da IURD, concorrente da igreja do Sr. Valdemiro. Portanto, é apenas uma guerra por fiéis contribuintes”. Meus caros, a nós que estamos nessa luta por justiça e por transparência na Igreja Apostólica, tanto faz de onde partem as denúncias, o importante é que tais atos corruptos sejam denunciados, investigados, e caso haja culpa, punidos.

A Bíblia nos ensina:Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR” (Jeremias 17:5). Não é porque é crente, que é honesto, e com isso não quero pré-julgar o Sr. Valdemiro, falo do que vimos na TV, documentos comprovando a compra de fazendas em nome particular com recursos da igreja. Mas o fato é que enquanto as pessoas depositarem sua confiança em homens, e não inteiramente em Deus, sempre se decepcionarão. Não é à toa que o profeta Jeremias complementa, logo à frente: “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR!” (Jeremias 17:7). Quem puder, estude o capítulo inteiro, e tirará muitas conclusões importantes deste texto bíblico.

Ora, não é isso que também temos visto na Igreja Apostólica há três anos? Não é isso que o Ministério Público do Estado de São Paulo também vem investigando em relação ao fabuloso patrimônio da família Bertoni, adquirido justamente depois que Aldo Bertoni assumiu a direção da Igreja Apostólica? Então por que a hipocrisia de muitos apostólicos em criticarem esse triste fato que ocorre em uma igreja que tem ajudado na conversão de tantas pessoas? Vi comentários de apostólicos rindo, ao falar do caso, como se fosse uma vitória ver o nome do Cristianismo manchado mais uma vez, pelas ações de líderes supostamente corruptos. Deveriam se envergonhar, se entristecer, por ver o nome santo de Jesus Cristo associado a casos como esse, e orar pedindo que isso não deixe muitos corações ainda mais insensíveis ao Amor e ao chamado de Deus.

Mas existem comparações que são inevitáveis de serem feitas, entre as novas denúncias sobre a IMPD, em relação às velhas denúncias relacionadas à Igreja Apostólica. Em quê os casos se parecem? Em quê se diferenciam?

Primeiramente vamos falar das semelhanças:

1. Se você acessar o site da Igreja Mundial, neste momento, assim como se você acessar o site da Igreja Apostólica, não encontrará sequer uma palavra sobre as denúncias que tais entidades são alvo. Por que será? Por que os denunciados tem tantas dificuldades em fornecer explicações sólidas e plausíveis a seus fiéis? Não será a velha tática do político corrupto, que ao ser denunciado, ficam caladinhos até seus eleitores esquecerem do assunto?

2. Assim como na Igreja Apostólica, pude verificar que na Igreja Mundial os fiéis não participam do acompanhamento orçamentário e da prestação de contas dos recursos arrecadados dos fiéis. Quem controla as finanças é o próprio líder, familiares do líder e alguns poucos escolhidos. Um prato cheio para a prática de desvios desvios financeiros, por parte de líderes mal intencionados. Lembrem-se sempre do que ensinou o profeta Jeremias, conforme citamos acima. Não é nenhum pecado pedir para ver as contas da sua igreja, visto que tais recursos são geridos por HOMENS, e não por Deus. Lembremos também o que ensina o Apóstolo João: “Amados, não creiam em todo espírito, mas provem se tais espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas têm se levantado no mundo” (I João 4:1). Portanto, questionar a aplicação de recursos na sua igreja está longe de ser pecado, como alguns querem fazer crer, pelo contrário, é um mandamento bíblico!

Sobre este tema, temos mantido conversas preliminares com três deputados, que têm demonstrado interesse em discutir soluções para casos como esses, e o resultado de tal debate um dia pode vir a se concretizar em alguma proposta para regulamentar o funcionamento e a prestação de contas das igrejas, pois hoje cada um faz o que bem entende. Quem não deve, não temerá!

Entretanto, as semelhanças entre os dois casos param por aí. Vamos ver quais as principais diferenças entre os dois casos?

1. As denúncias envolvendo Valdemiro Santiago limitam-se ao desvio de uma parcela dos recursos financeiros da igreja para a aquisição de uma propriedade particular. Já sobre Aldo Bertoni, há denúncias, investigações e processos sobre muitos crimes: abuso sexual de mulheres, enriquecimento ilícito, desvio de finalidade na utilização dos recursos da Igreja Apostólica, sonegação fiscal, crimes contra a economia popular, charlatanismo e até suspeita de assassinatos.

2. Na igreja do Sr. Valdemiro, é ensinada a pura Palavra de Deus. Lá eles não inventam moda, de forma que o povo está sim, bem conduzido, e talvez seja por isso que sabemos de tantos testemunhos vindos daquela denominação. Se o Sr. Valdemiro está errando, ele e somente ele é quem vai pagar. Já na Igreja Apostólica, Aldo Bertoni conduz o povo no caminho do engano, da idolatria, das práticas pagãs de consulta aos mortos e cada vez mais desvia esse povo da pura e sã Palavra de Deus. Ou seja, quantos irmãos apostólicos já não se perderam por estarem firmados em uma grande mentira, mantida e sustentada por homens corruptos unicamente interessados no dinheiro do povo apostólico? Percebem a diferença entre os dois casos?

3. Mesmo com os supostos desvios financeiros existentes na Igreja Mundial do Poder de Deus, vemos que ela é uma igreja próspera, que cresce avidamente, com grande velocidade, abrindo templos em quase todas cidades do Brasil e em muitos países do exterior, além de manter caríssimos programas na TV, cujo minuto é cobrado a peso de ouro. E a Igreja Apostólica? Onde está a benção de Deus nessa igreja, que há 20 anos tem o mesmo número de filiais, e tem menos filiais do que há 30 anos? Será que não percebem que isso pode ser um grande indicador de onde está se roubando mais?

Deixo-lhes, meus caros irmãos, esta singela análise refente a um assunto que nos últimos anos têm nos afetado diretamente.

Que Deus abençoe a todos nós, sempre nos livrando de lobos traiçoeiros interessados unicamente em nos explorar, e coloque em nossos caminhos Seus verdadeiros servos, pessoas efetivamente interessadas na nossa salvação.

49 Respostas to “Casos “Aldo” e “Valdemiro”: Semelhanças e Diferenças”

  1. ex apostolico 08/05/2012 às 11:21 #

    martinho oque esta acontecendo ? o blog esta parado sem mais comentarios;sera que os defensores do sr aldo conseguiram bloquear tudo espero que nao,pois este blog e de suma importancia pra quem vive enganado nesta igreja,espero resposta

    Curtir

  2. Isabel Profeta Garcia 19/04/2012 às 11:14 #

    OLA. MARTINHO TUDO BEM.
    MARTINHO FIQUEI SABENDO QUE O EURICO CAIROLI VAI VOLTAR PRA IGREJA ,
    APOSTÓLICA É VERDADE.

    Curtir

    • Blog do Martinho 19/04/2012 às 11:27 #

      Pergunte a ele. Você pode encontrá-lo nas redes sociais. Porém sei que ele é batizado na Igreja Batista, onde só se batizam pessoas que realmente tenham aprendido e conhecido quem é Jesus Cristo. Quem conhece ao verdadeiro Cristo, tem NOJO da Igreja Apostólica.

      Por isso, vejo essa notícia como somente mais uma fofoca de algum apostólico desesperado.

      Curtir

  3. One Way 19/04/2012 às 10:34 #

    Esses dois estão se auto destruído.São farinha do mesmo saco,usando a palavra de Deus para saquear dinheiro para seus prazeres…(MT7:15,23) e (MC7:78).Mas,enfim se o povo apostólico não quer ver paciência.Que Deus tenha misericórdia,..”Ai daquele,por qual vem o escândalo.”

    Curtir

  4. catherine 18/04/2012 às 16:49 #

    A UNICA COISA DE VC QUE QUERO SABER UM DIA MARTINHO LUTCFER E SABER QUE VC PERDEU A CONCIENCIA DE TANTO FASER JULGAMENTO CONTRAE O PRIMAZ ALDO BERTONI… EU TINHA 20 ANOS QUANDO-O CONHECI ESSE HOMEM NUNCA NINGUEM OUVIU FALAR MAL DELE. VCS AI DE PERTO POR QUE O PRIMAZ VIA OS EROS DE VCS AI SE ACHARAM NO DIREITO DE MONTAR A MAFIA E ESCARNECEREM DELE, MAS DEUS É JUSTIÇA DIVINA E DO CÉU NAO COMO TEU deus de zebu deus DO REIS DA TERRA COM QUEM VC TA ALIADO, GARANTO QUE JA SOCIO COM O REI MORRRIS CERULLO? GARANTO QUE JA CONHECE TE ESSA BIBLIA BATALIA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA CRIADA PELO MALFEITOR MORRIS CERULLO DOS ESTADOS UNIDOS SENDO ESS O TRAIDOR DA IREJA APOSTOLOLICA LOGO DE SUA EXISTENCIA. ELE NÃO CONSEGIU DERUBAR A IGREJA NA EPOCA MAS HJ DERUBOU VCS OS FRACOS E REBELDES, MAS SÓ MAIS UMA COISA QUERIDO PREGADOR LUTCEFER, EI DE SABER UM DIA QUE VC PERDEU AS FORÇAS DAS PARTES DO TEU CORPO QUE MAIS SERVIRAM PRA CALUNIAR O SANTO IRMAO ALDO .. POR Q ELE NÃO É UM BANDIDO MAS SIM UM SANTO E O ÚNICO PODEROSO NA FACE DA TERRA.

    Curtir

    • catherine 18/04/2012 às 16:53 #

      E NAO ESQUESSA QUERIDO O VALDOMIRO É UM DOS REIS QUE ESTA DO TEU LADO ACONTECE A DIFAMAÇAO CONTRA VALDOMIRO POR QUE O OUTRO REI Q VC TA DO LADO SE INVEJOU DO VALDOMIRO MAS VCS SAO ALIADOS NAO FASSA COMPARAÇAO DELE COM O PRIMAZ A MUITA DIFERENÇA .. ELE VALDOMIRO E DO TEU LADO ELE E UM DOS REIS DA TERRA AQUELE Q TE APOIA E TE PAGA E O VALDOMIRO E MAIS UM QUE ADORA ESSA BIBLIA BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA . VEJA BEM O TITULO ESSA BIBLIA FGAS TEU TIPO
      AMBICIOZO E INVEJOSO

      Curtir

      • Blog do Martinho 18/04/2012 às 17:02 #

        Eu estou do lado de Jesus Cristo, minha cara, somente! Não devo nada e nem presto nada a homem algum. Não venha me associar a quem quer que seja, qualquer insinuação nesse sentido, não passa de fofoca de vocês. Será que você tem algum tipo de prova de que alguém aqui é pago por quem quer que seja? Tenho certeza que não, pois você é só uma dos muitos mentirosos que nos acusam sem ter qualquer prova.

        Curtir

    • Blog do Martinho 18/04/2012 às 17:08 #

      Não julgamos ninguém aqui, minha cara, apenas relatamos os fatos que constam nas investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo. Infelizmente, você não passa de uma pobre incauta que não sabe nada do que está acontecendo lá, só sabe repassar o peixe que alguns incautos e tantos outros corruptos estão lhe vendendo. Veja só que situação deprimente: você é roubada e enganada, e ainda fica feliz com isso!

      Se hoje estamos nessa luta contra o bandido Aldo Bertoni é justamente porque o conhecemos bem. Só o defende quem não conhece o Aldo Bertoni fora das paredes da Igreja Apostólica. É o seu caso. Você só o chama de “santo” porque DESCONHECE TOTALMENTE quem é o Aldo Bertoni fora das paredes da igreja. Por que não experimenta conhecê-lo, ver com quem ele se relaciona, conhecer suas amantes, conhecer seus familiares, os locais onde ele frequenta com seus amigos? Quando conhecer tudo isso, tenho certeza absoluta de que você virá para o nosso lado. Que Deus possa ajudá-la a um dia se libertar dessa quadrilha de criminosos e enganadores.

      Curtir

    • Pensando Bem 18/04/2012 às 17:40 #

      Pela ortografia verifica-se o perfil dos enganados. Escrevem mal pra caramba. Detalhe, caixa alta significa desespero.

      Curtir

    • Pensando Bem 18/04/2012 às 17:42 #

      Que texto confuso! Sem nexo.

      Curtir

  5. D.M.S.GOÇALVES 08/04/2012 às 16:10 #

    MARTINHO OS NÃO ESTA ABRINDO.

    Curtir

  6. Silva 06/04/2012 às 21:12 #

    Porque só está aparecendo 3 poninhos?

    Curtir

  7. Maria Rita 31/03/2012 às 15:39 #

    Não abre!!!

    Curtir

  8. jonas 31/03/2012 às 11:38 #

    ?????????????????????????

    Curtir

  9. GABRIEL DARLON 31/03/2012 às 00:52 #

    cade os comentarios,voce não está mais publicando?

    Curtir

  10. Sylvi 29/03/2012 às 08:43 #

    Nao está abrindo os últimos tópicos.

    Curtir

  11. gxjhhjrdski 28/03/2012 às 12:52 #

    eu confio no IRMAO ALDO tudo que tenho ele que me deu,,,,,,,,,,,,,,

    Curtir

  12. joao luis 27/03/2012 às 10:25 #

    ola caro martinho! libere os textos para lermos! fique na paz do Senhor”

    Curtir

  13. jonas 26/03/2012 às 08:19 #

    ola Martinho os posts não abrem !!

    Curtir

  14. DEUS TODO PODEROSO. 25/03/2012 às 23:10 #

    A diferença é que o valdomiro prega a palavra de Deus e o aldo prega a sua propria palavra.Sem fundamento.

    Curtir

  15. José Lazaro > BIRIGUI SP 25/03/2012 às 15:19 #

    Martinho, seus posts nao estao funcionando….nao aparece os textos,,,,só os titulos, desde dia 12 de março, por favor verifique isso.

    Curtir

  16. Sergio 24/03/2012 às 23:55 #

    Nossa!!! Para quem estava tão mal a ponto de ir de cadeira de rodas na audiência , se recuperou bem rápido e com certeza ali não opera nenhuma obra de Deus. Bem coradinho , já com aquela carinha de velho babão e safadinho. Dando a mãozinha suja para os imbecis beijassem, fico sem saber se ele é de fato SANTO, Demônio ou simplesmente um velho que soube aproveitar os prazeres da vida como poucos.

    Curtir

  17. duvidoso 24/03/2012 às 14:42 #

    O que aconteceu com o blog? ta tudo travado, materias não aparecem e os comentarios parados a muitos dias….

    Curtir

  18. Mike 24/03/2012 às 00:11 #

    segue um link que gostaria de compartilhar:http://devaneioscristaos.blogspot.com.br/

    é cabível no tema

    Curtir

  19. ex apostolica ....rô 23/03/2012 às 19:34 #

    uai pq nao ta escrevendo mais nd…estamos ficando desinformados…o que ta acontecendo?

    Curtir

  20. adilson 23/03/2012 às 15:41 #

    diferenças poucas a safadeza e a mesma cadeia neles pilantras……….

    Curtir

  21. fatima santos 23/03/2012 às 11:33 #

    Esse assunto não está aparecendo,apenas três pontinhos.

    Curtir

  22. joao venancio 23/03/2012 às 08:45 #

    martinho as coisas qui vc coloca nao esta abrindo mais o q esta acontecendo? por favornos da uma explicaçao!!

    Curtir

  23. Strauss 23/03/2012 às 00:58 #

    Veja essa reportagem sobre o pastor Marcos Pereira; quanta semelhança do depoimento das vítimas de abuso sexual!

    http://www.sbt.com.br/conexaoreporter/noticias/?c=9698&t=Conexao+Reporter+investiga+pastor+Marcos+Pereira

    Curtir

  24. José Lazaro >BIRIGUI SP< 22/03/2012 às 18:18 #

    Olá Martinho, paz seja contigo,…..nao cosigo visualizar o conteudo só aparece o titulo do assunto,….verifique, pois só consigo ler depois de 2 semanas ou mais. Fique com DEUS.

    Curtir

  25. sei de tudo 22/03/2012 às 12:00 #

    Martinho nao aparece mais nada que ta acontecendo

    Curtir

  26. verdade 22/03/2012 às 09:33 #

    MARTINHO MUITOS QUE SAIRAM DA IGREJA APOSTOLICA ESTAVAM SEGUINDO Á VALDOMIRO DIZENDO QUE ALI SIM ERA UM HOMEM VERDADEIRO,QUE DEUS ESTAVA COM ELE E AGORA?A COISA ESTA PRETA PRO LADO DELE,VAO SEGUIR A QUEM?SE O VERDADEIRO É LADRAO E MENTIROSO.

    Curtir

  27. dealgumlugar 22/03/2012 às 08:42 #

    Martinho, não sei o que esta acontecendo, sempre demora dias pra abriri o conteudo fica apenas … pontinhos!!, será que é o meu computador ou é o programa????? Abraço!!

    Curtir

  28. Grupo Sherlock Holmes 22/03/2012 às 08:13 #

    Cada dia que se passa o Grupo Sherlock Holmes so cresce…..a cada dia aparece mais voluntario. Quer fazer parte dele Nilson(MARTINHO LUTERO).

    Curtir

  29. gio 22/03/2012 às 02:08 #

    Ta na cara que este tal de Valdemiro, viu ou enxergou uma brecha e a utiliza para conduzir um povo humilde e desejoso das bençãos de Deus e espiritual e tira o proveito em benefício próprio. Mas o dele esta guardado e na hora certa será apresentado a ele e assim quero ver se ele ainda assim continua com suas propagações e inverdades!gio

    Curtir

  30. gio 22/03/2012 às 02:02 #

    Quero ver quando estes que se auto intitulam de “Apóstolos e grandes líderes religiosos” estiverem em um leito com uma enfermidade grave e sofrendo com dores e estiverem angustiados e pedindo pela morte, para se livrarem de seus sofrimentos, os mesmos irão se arrepender de todas as suas falcatruas! A morte é a unica coisa certa nesta vida e vale para todos, independente de de sua colocação na sociedade! Já os humildes e simples, com certeza terão um olhar piedoso de Deus, coisa que não podemos achar que Deus terá pena destes aproveitadores!gio

    Curtir

  31. gio 22/03/2012 às 01:45 #

    No mundo, existe milhares de religiões, seitas, ideologias, filosofias,crenças e espiritualismo, etc!
    Cada um acredita no que quiser, e somente ao final de sua vida material, saberá e terá a resposta!gio
    Fora isto, nesta terra pode haver discórdia e intolerância entre os povos!

    Curtir

  32. gio 22/03/2012 às 01:33 #

    Independente de vocês publicarem ou não!
    Não existe semelhança alguma entre um falso “Apostolo” que se alto intitula de fedorento e fedido (uma maneira clara de vingança) contra aqueles que um dia o rejeitaram!!
    Este tal de “Apostolo Valdemiro” trata-se apenas de mais um espertalhão que se apega as escrituras e as usas para iludir uma camada da população humilde.
    Nada tem de espiritual, apenas palavras, teatrinhos e cenas! Deixa ele, isso não se faz contra pessoas humildes e simples!!Nada justifica ele comprar um fazenda gigantesca se o mesmo antes não tinha onde cair morto!!! Eu acho que nem a justiça seria capaz de livrar este povo humilde de uma situação desta. Apenas a Justiça divina e espiritual poderá contemplar os justos, contritos e humildes! Que Deus volte seus olhos para o que acontece nesta terra!gio

    Curtir

  33. Jose Roberto 21/03/2012 às 19:51 #

    Nilson, seu blog esta sendo monitorado 24 horas por dia por membros do grupo Sherlock Holmes,são mais de 300 membros e a cada dia que passa mais aumenta, de acordo com eles dependendo do assunto que vc tratar ai no blog o contra-ataque sera na mesma proporção, uma das propostas do grupo e afixar cartazes nas portas das Congregações e na sede mostrando para o povo quem é o MARTINHO LUTERO.

    Curtir

  34. joao venancio 21/03/2012 às 14:38 #

    gente sera o qui aconteceu com o martinho? ele sumiu

    Curtir

  35. HORA DA VERDADE 21/03/2012 às 12:55 #

    BOA TARDE MARTINHO,SEU BLOG ESTA MUITO PARADO.
    ESTA ACONTECENDO ALGO QUE ESTA LHE EMPEDINDO DE
    DA PROSSEGUIMENTO AO SEU BLOG?POR FAVOR NÃO DESISTE
    AGORA,O SENHOR CONTA COM VOCE,MUITAS ALMAS JA FORAM
    SALVAS GRAÇAS AO SEU BLOG.ABRAÇO

    Curtir

  36. duvidoso 21/03/2012 às 11:48 #

    O que aconteceu com o blog, não aparece as materias e os comentários não atualizam?
    ta tudo parado

    Curtir

  37. Grupo Sherlock Holmes 21/03/2012 às 10:25 #

    Não adianta, já ta todo mundo sabendo quem é vc. Nilson Cairroli. Desça e encare o povo de frente, chega de teatro,empurrador de cadeira de rodas, quem sabe as pessoas não ficarão de seu lado.

    Curtir

  38. TAVARES 21/03/2012 às 10:24 #

    MARTINHO: Não está aparecendo a íntegra dos tópicos… Sómente os títulos…E as atualizações dos comentários dos tópicos anteriores?? Está tudo paradao há mais de uma semana. O que está ocorrendo??

    Curtir

  39. joao venancio 21/03/2012 às 08:37 #

    ou nao ta abrindo nada

    Curtir

  40. FLOR 21/03/2012 às 07:46 #

    kkkkkkkkkkkkkkk sem dúvidas Aldo Bertoni é o pior!!!

    Além de se apropriar por MAIS anos que Valdomiro Santiago do dinheiro dos fiéis,ainda é acusado de abusar das fiéis!

    E esse povinho não quer acreditar no óbvio!

    É de dar pena,tanta alienação.

    Curtir

  41. Marcos 21/03/2012 às 07:11 #

    O Apostolo Valdemiro da Igreja Mundial e Aldo Bertoni da Igreja Apostólica, viraram noticia em vários jornais, após denuncias e transmissão de matérias jornalísticas do Domingo Espetacular. Podemos fazer algumas comparações entre esses dois lideres:
    1) O Apostolo Valdemiro diz que o suor que sai dele cura, Aldo Bertoni diz que o que sai dele cura (sexo em troca de cura).
    2) Os fieis da Mundial querem por todo custo tocar em Valdemiro, Também os fieis da Seita Apostólica ficam em filas imensas e todos querem em tocar em Bertoni.
    3) O Apostolo Valdemiro chora ao pedir dinheiro e diz que pode parar o programa de TV, Aldo Bertoni pedi nos Boletins da Seita e também diz que pode parar com o programa de radio (Radio Mundial e muitas outras em todo o país), ameaças os incautos seguidores.
    4) A fazenda da Igreja Mundial é lugar para descanso do Apostolo Valdemiro e sua família e também para obter lucros próprios, também o Sitio em Juquitiba que é de propriedade da Seita Apostólica é de uso exclusivo de Aldo Bertoni e de sua família.
    5) O apostolo Valdemiro chega ás reuniões em carrões importados e rodeado por segurança, Aldo Bertoni também chega ás reuniões em carões importados e cercado por seguranças.
    6) O Apostolo Valdemiro responde a processos na Justiça por despejo de imóveis, Aldo Bertoni também responde na justiça por falta de pagamento de alugueis.
    7) O Apostolo Valdemiro é considerado hoje o Apostolo milionário, Aldo Bertoni esta sendo investigado por enriquecimento ilícito.
    Muitas são as evidencias que esses dois lideres são falsos profetas e que em nome de Deus esta enganando muita gente e o pior levando proveito das doações de fieis para beneficio próprio.

    Curtir

Após seu comentário, digite seu e-mail para que outros participantes tenha a oportunidade de entrar em contato com você.