Curiosidades Sobre o Início da Igreja Apostólica

14 set

Reverendo William Schaffer, o verdadeiro fundador da Igreja Apostólica, em 1954, morreu em 17/01/2009, nos Estados Unidos

*  *  *

Quando críamos em Aldo Bertoni e sua falsa doutrina, éramos estimulados a não pensar, a não pesquisar e a somente acreditar no que é pregado dos púlpitos apostólicos. Verdadeiramente, nunca soubemos exatamente como surgiu a Igreja Apostólica, e o que sabíamos eram as histórias contadas pelos próprios membros da igreja.

Mas o que realmente aconteceu na década de 50? Será que você conhece a verdadeira história da Igreja Apostólica?

Desde que descobrimos as falcatruas do Aldo Bertoni, temos nos empenhado em saber toda a verdade, e há três anos pesquisamos por diversas fontes os acontecimentos que levaram à criação da Igreja Apostólica em 1954.

Oficialmente, a história que conhecemos é que a Igreja Apostólica surgiu numa Tenda no bairro do Tatuapé, e era liderada por um pastor norte-americano. Certa vez este pastor precisou viajar aos Estados Unidos e deixou a Tenda sob responsabilidade do então pastor Eurico Mattos Coutinho, que conhecemos como “BISPO” da Igreja Apostólica. Aproveitando a ausência do líder, Eurico desmontou a Tenda e se mudou para uma Sede alugada na Rua Tuiuti. Quando o pastor norte-americano voltou de seu país, não encontrou mais a Tenda e acabou por mudar-se para outro lugar desconhecido.

Quem possui uma certa idade, é antigo na Igreja Apostólica e sempre prestou atenção nas pregações da igreja, consegue se lembrar de João Stancey, o nosso escritor de boletins, pregando por dezenas ou até centenas de vezes estes fatos que vamos relatar aqui. Quem não se lembra de Stancey dizendo, por exemplo, que o “pastor americano só queria dinheiro, por isso a então diaconisa vó Rosa agiu para se separarem dele”. Stancey também gostava de repetir que nessa época surgiram “dezenas de rebeldes”, dispostos a destruírem a “santa igreja”. Você se lembra de pregações como essa?

Pois bem, meus caros irmãos e amigos, mas a história que temos apurado não é essa que João Stancey gosta de contar por aí. A realidade é um pouco mais triste.

Em uma análise mais fria, você concluirá que a Igreja Apostólica, na verdade, surgiu a partir do “roubo” de uma liderança evangélica, fato causado por uma insana disputa de poderes e de egos inflados, e se isolou por começar a pregar as heresias ditas pela falecida Rosa Vicente (a “santa vó” Rosa), que mais tarde haveria de se tornar Rosa Alves, após se casar com um pastor bem mais jovem que ela.

O tal “pastor americano”, que na verdade é o verdadeiro fundador da Igreja Apostólica, é o Missionário William Schaffer. Por volta de 1948, este Missionário chegou no Brasil com a missão de evangelizar os brasileiros, e para isso utilizava tendas espalhadas por vários pontos do território brasileiro (nos links abaixo você saberá mais sobre a história das tendas). No Tatuapé, onde hoje fica a biblioteca do bairro, o Missionário norte-americano fundou a “Tenda de Deus para a Salvação e Cura Divina”, em 1954, onde começaram a congregar o casal Eurico Mattos Coutinho e Odete Correa Coutinho, que conhecemos como o “bispo e a missionária da Igreja Apostólica”.

É bom que saibam que naquele período, aproximadamente entre 1954 e 1956, a Tenda era frequentada por diversos homens que viriam, mais tarde, a serem os fundadores de diversas outras denominações (igrejas) pentecostais, como a Igreja Pentecostal Deus é Amor, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Unida (antiga Igreja Maravilhas de Jesus), Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, entre outras.

Eurico, na verdade, já era pastor de uma outra igreja, que se chamava “Maravilhas de Jesus”, e quando a tenda foi armada no Tatuapé, logo passou a frequentá-la junto com outros membros de sua antiga igreja. Rapidamente Eurico tornou-se pastor também na Tenda. Em 1956, o Missionário William Schaffer voltou aos EUA em busca de recursos para financiar um programa de rádio de evangelização aqui no Brasil. Era o embrião da “A Hora Milagrosa”. Durante o tempo em que ficaria fora do Brasil, William nomeou Eurico para lhe substituir na liderança da Tenda. Foi o começo da “tragédia apostólica”.

Estimulado pela católica-espírita Rosa Vicente, uma nova adepta da Tenda com quem o casal fez amizade, Eurico começou a divergir do puro evangelho que até então era pregado na Tenda. Rosa começou a dizer que tinha “sonhado com Jesus Cristo”, e que Este havia mandado ela mudar muitas coisas por ali.

O primeiro passo foi desmontar a Tenda, sem o conhecimento do líder do movimento, que estava em viagem, e alugar um salão na Rua Tuiuti, que existe até hoje. Em seguida, mudaram o nome de “Tenda de Deus para a Salvação e Cura Divina” para “Igreja Evangélica Apostólica do Brasil”. Aos poucos, Rosa Vicente, que foi nomeada diaconisa pelo casal, ia conseguindo influenciar e convencer o casal de líderes a modificar vários pontos doutrinários, com a inclusão de doutrinas católicas como a veneração a Maria, crença no purgatório (que na Igreja Apostólica é chamado de “descanso”), exclusão dos hinos da Harpa Cristã do hinário da nova igreja, abolição das orações com imposição de mãos, etc.

Aos poucos, muitos dos pastores e membros da antiga Tenda, começaram a perceber o mal caminho para onde caminhavam Eurico e seus seguidores, e começaram a abandonar a igreja e partirem para outras denominações. Estes são os “rebeldes” a qual João Stancey se refere em suas pregações quando fala sobre a história da Igreja Apostólica.

Em 1962, o nome da “Igreja Evangélica Apostólica do Brasil” foi alterado, por influência da diaconisa Rosa Vicente, para simplesmente “Igreja Apostólica”. Foi nessa época, entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, que saíram da Igreja Apostólica diversos pastores que mais tarde viriam a fundar as igrejas que citamos aqui.

Curioso notar que entre as igrejas fundadas a partir de uma cisão da Igreja Apostólica, todas são muito maiores, abençoadas e prósperas do que a própria Apostólica. Perceberam? A “Deus é Amor” (1962), hoje possui aproximadamente 17.584 filiais espalhadas pelo Brasil e mais 134 países. A “Brasil para Cristo” (1955), possui hoje cerca de 4.000 templos espalhados pelo Brasil. A Igreja do Evangelho Quadrangular, que é independente da igreja homônima americana e foi fundada no Brasil em 1951, teve sua implantação impulsionada em São Paulo a partir da dissidência de membros da Tenda que então já era comandada por Eurico Mattos Coutinho. Essa denominação hoje possui cerca de 5.530 templos espalhados só no Brasil.

Meus caros, percebem as gritantes diferenças entre as igrejas que se originaram no seio da Igreja Apostólica? Vejam a quantidade de templos que possuem essas igrejas, e vejam a quantidade de templos que possui a Apostólica: míseros 270 templos! E a maioria em condições degradantes. Não é necessária qualquer grande dotação mental para perceber que há algo, no minimo,  muito errado nessa história. Por que essas igrejas fundadas após a Apostólica, foram muito mais abençoadas em seus ministérios do que os apostólicos?

Se não fosse o fanatismo religioso criado por Aldo Bertoni, só essa pergunta já seria suficiente para estimular muitos apostólicos a fazerem contas e cobrarem explicações da direção da Igreja Apostólica. Este fato por si só, o grande fracasso na expansão da Obra Apostólica nestes últimos 50 anos, já nos mostra o tamanho da roubalheira promovida pela família Bertoni, às nossas custas.

Meus caros amigos e irmãos, quem tiver interesse em saber mais sobre a origem da Igreja Apostólica, deem uma lida nos documentos constantes nos links abaixo. São relatos históricos que encontramos sobre a história de uma das igrejas fundadas a partir de pastores que congregavam junto com o Bispo Eurico Mattos Coutinho na Tenda de Deus para Salvação e Cura Divina, o embrião da Igreja Apostólica. Aliás, quem ler o conteúdo dos links, descobrirá que a “Igreja Unida” é fruto da fusão de duas outras igrejas fundadas pelos primeiros “apostólicos” com a antiga “Maravilhas de Jesus”, a denominação onde o Bispo Eurico Mattos Coutinho foi pastor antes de fundar a Igreja Apostólica e onde se “converteu” o hoje farsante “pastor apostólico” João Stancey.

HISTÓRIA DA IGREJA UNIDA (EX-MARAVILHAS DE JESUS)

MONOGRAFIA – IGREJA UNIDA

Em breve, no site www.acordapovoapostolico.com, disponibilizaremos todo o conteúdo do material levantado em nossa pesquisa sobre a verdadeira história da Igreja Apostólica e sua direção.

Fiquemos todos com Deus.

24 Respostas to “Curiosidades Sobre o Início da Igreja Apostólica”

  1. jurema silva rosa 08/01/2013 às 09:38 #

    gostei muita da sua publicação,pois o meu marido frenquetava essa igreja quando criança e como a minha familia e evangelica não consiguia entender essa veneração pela vo rosa e o aldo . E quando o meu marido me contou que essas pessoas tem contato direto com DEUS sinceramente eu achei que ele estava brincando comigo, depois vi que era serio e isso me deixou muito preocupada ,não sei como contar isso a ele, me ajude por favor

    Curtir

  2. Incognito 06/12/2012 às 14:57 #

    De fato, após um longo tempo estudando de dentro tudo o que se passa por ali, não é difícil perceber que a história é muito mal contada e tal. Já tinha levantado boa parte do que está sendo publicado aqui, mas creio eu, e ressalto que este é meu ponto de vista, houve uma certa confusão em um certo trecho que diz “Curioso notar que entre as igrejas fundadas a partir de uma cisão da Igreja Apostólica, todas são muito maiores, abençoadas e prósperas do que a própria Apostólica.” e sequência, dando a entender que prosperidade e bênção envolve ter muito dinheiro. Cristo é vida, não fortuna. E me perdoem os que não concordarem comigo.

    mrbleubleu@gmail.com

    Curtir

    • Blog do Martinho 06/12/2012 às 16:13 #

      Não foi isso que quisemos dizer, meu caro Incógnito. Nossa intenção era demonstrar que, pelos menos ao que parece, as igrejas dissidentes que optaram por se manter fiéis ao evangelho demonstram ser pelo menos mais honestas, pois sobra dinheiro dos fiéis para fazer a igreja crescer materialmente.

      Concordo quando diz que Cristo é vida, realmente ele nunca prometeu prosperidade financeira para ninguém, mas concorda que se a Igreja Apostólica fosse uma igreja cristã, teria administradores que temem a Deus, e não haveria a roubalheira que lá existe, de forma que a própria igreja seria muito mais próspera?

      Curtir

  3. Júlia 24/09/2012 às 15:20 #

    Olá… muito bom seu blog! gostaria de entrar em contato com vc, por email, estou fazendo um trabalho historico sobre esta religião…. gostaria da sua ajuda! obrigado

    julia_tex@hotmail.com

    Curtir

  4. Americana sp 17/09/2012 às 18:56 #

    Obrigado martinho!!!! pelo esclarecimento. uma igreja que nao tem principio era notorio que tinha algo errado com sua ramificação inicial. sabemos que por ai vem muita coisa… o sucessor do sucesso quero ver de camarote a introdução do novo homem ” o presidente da seita””””

    Curtir

    • Juninho 18/09/2012 às 14:18 #

      Aguarde o Aldinho (neto) como o proximo profeta
      Não terá a necessidade de mudar as letras das musicas profanas!!!!!! (corrigindo erro da mensagem anterior)

      Curtir

      • Sergio 20/09/2012 às 12:42 #

        Melhor Aldinho que Alex, se for o Alex não será mais necessário usar droga no banheiro da igreja , vão começar a usar no culto mesmo. Aliás seria uma renda a mais , lá se usa lá se vende. Que absurdo!!!!!!!

        sergio_neves@uol.com.br

        Curtir

  5. ESPIRITO DA VINGANÇA. 15/09/2012 às 21:38 #

    MARTINHO LUTERO VOU REFRESCAR SUA MEMORIA: VC ESTA TENDO UM ESPIRITO DE VINGANÇA SEMPRE AO SEU LADO. E DEVE SER DO MISSIONARIO AMERICANO, VEJA AS COINCIDENCIAS, ELE MORREU EM JANEIRO DE 2009, LOGO DEPOIS EM ABRIL DE 2009 ELE ENCOSTOU EM VC USANDO-O PARA FAZER O BLOG DO MARTINHO,PARA ATACAR O PRIMAZ E A IGREJA.ELE ENCONTROU UM FORTE ALIADO ATRAVES DE SUA FRAQUEZA ESPIRITUAL. ACORDA IRMÃO.

    Curtir

    • Blog do Martinho 17/09/2012 às 13:24 #

      E você, meu caro José de Souza Neto, ainda continua pregando suas teorias espíritas para os irmãos apostólicos? Não contente de ir para o inferno sozinho, ainda quer levar outras pessoas com você?

      Curtir

    • mada 17/09/2012 às 14:46 #

      MEU DEUS! QUANTA TOLICE!?
      ANALISAMOS:
      TODOS, O MARTINHO; A PROMOTORA DO MP; A JUÍZA DA JUSTIÇA; TODOS OS LIBERTOS EM CRITO CRISTO JESUS, AS VÍTIMAS DO PROFETA DO DIABO AB; AS ONGS; INCLUSIVE EU. TODOS RECEBERAM O ENCOSTO?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUANTA CRIATIVIDADE E IGNORÂNCIA DESDE POBRE E MISERÁVEL ENGANADO DO DIABO!
      DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TI!
      BUSQUE A LEITURA DA PALAVRA DE DEUS ‘BÍBLIA” PARA NÃO SER MAIS ENGANADO. LEIA E PEÇA SABEDORIA PARA DEUS, PRA COMPREENDER O QUE A PALAVRA QUER DIZER. POIS DEUS QUE VÊ EM SECRETO, TAMBÉM TE RECOMPENSARÁ EM SECRETO.
      COLOQUE SUAS DÚVIDAS E QUESTIONE A DEUS O QUE VC NÃO ENTENDE.
      ABRA SEU CORAÇÃO E MENTE PARA DEUS E JESUS ENTRAR E FAZER MORADA; E VOCÊ NUNCA MAIS SERÁ MOTIVO DE PIADAS. VOCÊ VAI SABER O QUE É REAL, VERDADE. ISTO, SOMENTE DEUS ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO E DA GRAÇA REVELADORA E REDENÇÃO EM CRISTO PODE DE DAR, E VOCÊ ALCANÇARÁ TÃO MARAVILHOSA GRAÇA E AMOR!

      madamadalena@terra.com.br

      Curtir

  6. mada 15/09/2012 às 12:40 #

    Parabéns pela pesquisa!
    Muito esclarecedor todo este material publicado sobre as origens das igrejas. A pesquisa deixa muito claro as razões dos primeiros homens e mulheres de Deus, que se rebelaram contra as distorções dos fundamentos da palavra de Deus. A IA sobreviveu até que foi engolida pelo próprio pecado dos seus fundadadores.
    “Nada fica encoberto, que não seja revelados aos olhos de Deus”

    madamadalena@terra.com.br

    Curtir

    • ROBERTO E. DE CASTRO 09/01/2014 às 10:54 #

      Não conheço a história da Igreja Apostolica, porem conheço a história da minha Igreja que é a IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR, e pelo que consta em nossa história não saímos da igreja apostólica, embora não teria problema algum ao meu ver, mas fica aqui apenas esta observação, paz.

      robertopastor.vzp@hotmail.com

      Curtir

      • Blog do Martinho 13/01/2014 às 12:56 #

        Meu caro Pastor Roberto, a paz!

        A informação de que a Igreja Quadrangular tem sua raiz na antiga “Tenda de Deus para Evangelização e Cura Divina”, sob a liderança dos falecidos Pastores Willian Schaffer e Eurico Mattos Coutinho, consta no site da Igreja Unida (http://www.portalunida.com.br/sobre), outra denominação que também teve origem no mesmo movimento, assim como a Igreja Apostólica. Por sua vez, infelizmente esta última se tornou uma seita herética, que desmente o Evangelho de Jesus Cristo. Oremos por nossos irmãos da “Igreja Apostólica”, que hoje vivenciam a idolatria em seu mais alto grau.

        Curtir

  7. João Índio do Brasil 15/09/2012 às 11:15 #

    Esclarecedor. Realmente muito importante sabermos de fato como é que as coisas aconteceram no princípio. Mais uma vez percebemos como usaram de mentiras para manter o povo alheio. Observem que os pastores saíram por compreenderem que o “novo evangelho” ali pregado não tinha suporte bíblico, ou seja, simplesmente pautaram suas decisões na Bíblia: quem pregar qualquer evangelho diferente do de Cristo, seja maldito.
    Os dissidentes se ativeram ao que de fato importava, que é estudar a palavra de Deus e pregar o evangelho, montaram escolas de teologia, cresceram na fé e pregaram o evangelho simples de Cristo. Tomara que mais alguns apostólicos percebam a canoa em que estão.

    pulga_naorelha@yahoo.com.br

    Curtir

  8. Juninho 14/09/2012 às 23:15 #

    Sucessor do Sucessor.
    O que você esta sabendo sobre o Sucessor do Sucessor.
    Ouvi um comentário que o Velho tem também um neto chamado Aldo, isto é verdade? e que eles estão pensando em lançar ele como sucessor.

    Se for verdade, será que não vão aplicar o golpe de que o Velho teve a saude restabelecida pela “VO” e como o povo não conhece a familia dele, vão dizer que é milagre.

    leandrojun2011@bol.com.br

    Curtir

  9. MISSIONARIO AMERICANO 14/09/2012 às 20:52 #

    NILSON MARTINHO LUTERO FANATICO? VAMOS VER ATE QUANDO VAI CONTINUAR SUSTENTANDO MENTIRAS.

    Curtir

    • Blog do Martinho 17/09/2012 às 13:34 #

      Esperamos que por pouco tempo!

      Curtir

      • KLEBER MEDEIROS 19/09/2012 às 19:27 #

        É,o dia está chegando e tudo vai ficar esclarecido para aqueles que ainda não conseguiram enchergar a verdade do reino do céu.É bem verdade que muitos não vão aceitar,mas os verdadeiros filhos de DEUS, os escolhidos por e ELE JESUS,estes sim erdarão o reino do céus…

        kletemberg@gmail.com

        Curtir

        • Debora Miranda de souza 05/05/2014 às 21:18 #

          As pessoas estão tao desesperadas que acreditam em pessoas como estes que se dizem profetas e cultuam um ser de carne e osso como qualquer outro e que os engana na cara de pau, cara, legal seu trabalho, continue assim.

          deboraeloribel@hotmail.com

          Curtir

Após seu comentário, digite seu e-mail para que outros participantes tenha a oportunidade de entrar em contato com você.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: